Topo

"Discovery" parte para missão de 13 dias à ISS

05/04/2010 02h22

Washington, 5 abr (EFE).- A nave "Discovery" partirá hoje para uma missão de 13 dias à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), no que será uma das últimas visitas da Nasa (agência espacial americana) ao complexo orbitador antes de aposentar suas naves atuais no final do ano.

Se tudo sair como o previsto, a "Discovery" e seus sete tripulantes partirão do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (sul da Flórida), às 8h21 (horário de Brasília) desta segunda-feira.

As previsões meteorológicas são favoráveis, com 80% de probabilidade de que o lançamento possa ser realizado, de acordo com a Nasa.

O responsável da missão será Alan Poindexter e Jim Dutton pilotará a nave até a ISS.

Na "Discovery" viajarão também os especialistas Rick Mastracchio, Clay Anderson, e as astronautas Dorothy Metcalf-Lindenburger, Stephanie Wilson e Naoko Yamazaki, da Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão.

A nave viajará com um módulo logístico a bordo, denominado Leonard, que conta com compartimentos específicos projetados para os experimentos científicos na estação espacial, assim como com ao redor de 1,8 tonelada de equipamentos e provisões para os ocupantes da ISS.

Também levará um sistema de pesquisa de atrofia muscular que permitirá aos astronautas determinar a força de seus músculos quando estão no espaço.

O sistema ajudará os astronautas a realizar exercícios ao redor de seis articulações e decidir medidas para impedir sua atrofia.

A missão STS-131 da "Discovery" também testará um novo avanço tecnológico da prospecção espacial: um sistema de purificação de água tão absoluto que o líquido poderá ser usado até em injeções intravenosas.

Os astronautas farão três caminhadas durante as quais se substituirá um tanque de amoníaco no exterior da nave.

Também será recolhido um experimento japonês e se modificará a posição de um giroscópio instalado na viga central do complexo.

A próxima das últimas três missões das naves americanas será realizada pela "Atlantis". O lançamento está previsto para o dia 14 de maio.