Topo

Obama diz que exploração espacial é "imprescindível"

15/04/2010 17h14

Washington, 15 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que a exploração espacial é "parte imprescindível do futuro", ao apresentar em Cabo Canaveral, na Flórida, as metas para a Nasa (agência espacial americana).

Em discurso no centro de lançamento Kennedy, o presidente americano assegurou que os planos, muitos criticado por acabarem com o projeto de enviar o homem à Lua até 2020, prevêem missões tripuladas a asteroides para meados da década de 2030.

"Marte virá", afirmou Obama. "Tenho toda a intenção de viver para vê-lo", completou.

"Ninguém está mais comprometido que eu com as missões espaciais tripuladas", destacou Obama.

No orçamento para 2011, Obama aumentou os recursos da Nasa, mas não atribuiu fundos para o "Constellation", programa lançado em 2004 pelo então presidente, George W. Bush, que deveria desenvolver os novos ônibus espaciais e levar de novo o homem à Lua.

A decisão foi criticada por especialistas. Esta semana três astronautas da missão enviaram uma carta aberta a Obama na qual afirmam que isso poderia significar a perda da liderança espacial dos EUA.

Obama assegurou que seu plano é audacioso. "Queremos conseguir avanços, uma Nasa moderna (...) não podemos seguir fazendo o mesmo de sempre", explicou.

A proposta presidencial aumenta em US$ 6 bilhões o orçamento da Nasa, que centraria mais sua pesquisa no desenvolvimento de novas tecnologias e se apoiaria no setor privado para o envio de foguetes ao espaço.

Também atribui US$ 40 milhões para um programa de capacitação dos trabalhadores do setor na Flórida, que perderão o emprego com o fim do programa de ônibus espaciais.

O presidente americano deve completar hoje sua visita à Flórida com um ato de arrecadação de fundos para o Partido Democrata na casa da cantora Gloria Estefan.