Topo

Aeroportos do sul da França são reabertos

18/04/2010 11h40

Paris, 18 abr (EFE).- A França anunciou hoje a reabertura do tráfego aéreo comercial em vários aeroportos do sul do país, entre eles os de Nice e Marselha, mas mantém fechados os de Paris devido à nuvem de cinzas procedente de um vulcão na Islândia.

A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) confirmou que os voos comerciais poderão operar ao sul de uma linha imaginária entre as cidades de Bordeaux e Marselha.

A decisão afeta, entre outros, os aeroportos de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz, Ajaccio e Bastia, que ficarão abertos pelo menos até a segunda-feira.

A Alemanha também levantou hoje o bloqueio de seis aeroportos do país para os voos em direção ao leste.

Um porta-voz do departamento alemão de segurança aérea confirmou à agência de notícias local "DPA" que está autorizada a operação de voos para o leste a partir dos aeroportos de Berlin-Schoenefeld, Berlin-Tegel, Erfurt, Leipzig, Hamburgo e Hannover.

A autorização já entrou em vigor. Ainda é preciso decidir, porém, que medidas serão tomadas a partir das 15h (Brasília), hora prevista para o levantamento do bloqueio do espaço aéreo todo.

O centro de controle do Reino Unido (Nats), porém, ampliou hoje até as 7h (3h) de segunda-feira o fechamento do espaço aéreo.

Os aeroportos espanhóis que tinham sido fechados no início do dia reataram suas operações às 15h30 (10h30).

Os aeroportos são os de Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Palma de Mallorca, Menorca, San Bonet, Astúrias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Huesca e ZaragozaSegundo a estação de observação de Payerne, na Suíça, a nuvem de cinzas caiu durante a noite passada cerca de 2 mil metros de altitude e está menos espessa.