Gelo em asteroide pode explicar origem dos oceanos, segundo pesquisas

28/04/2010 15h20

Londres, 28 abr (EFE).- Duas pesquisas publicadas esta semana na revista "Nature" revelaram a existência de gelo e de outros componentes orgânicos na superfície do asteroide 24 Themis.

Os estudos levantam a hipótese de que a água e as moléculas encontradas expliquem a origem dos oceanos de nosso planeta.

Em uma das pesquisas, realizada pela Universidade Johns Hopkins, foi utilizada a técnica da espectroscopia com a utilização de um telescópio infravermelho situado no vulcão inativo Mauna Kea, no Havaí.

A equipe liderada por Andrew Rivkin constatou um fenômeno de absorção no espectro de luz refletido pelo asteroide, que só pode ser explicado pela existência de uma fina camada de gelo que, junto com material carbônico, cobre os minerais existentes em sua superfície.

A segunda pesquisa, realizada por cientistas da Universidade da Flórida Central e dirigida por Humberto Campins, chegou à mesma conclusão.

Os cientistas chegaram à conclusão pela constância observada no espectro de luz, apesar da rotação dos asteróides, de que o gelo e o material orgânico estavam espalhados uniformemente por toda a sua superfície.