Topo

Nasa confirma missão do "Atlantis" à estação espacial

05/05/2010 21h28

Washington, 5 mai (EFE).- O ônibus espacial "Atlantis" iniciará no próximo dia 14 de maio uma missão de abastecimento e serviço à Estação Espacial Internacional (ISS), como informa hoje a Nasa.

Segundo a agência americana, a missão de 12 dias começará às 15h20 (Brasília), e a nave partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

"Fizemos uma análise exaustiva. O veículo está pronto para partir", afirmou em entrevista coletiva Bill Gerstenmaier, diretor de operações espaciais da Nasa.

A última missão do "Atlantis", que terá seis tripulantes liderados pelo comandante Ken Ham, instalará na estação um compartimento integrado de carga e um módulo de pesquisas científicas russo. Também serão substituídas algumas baterias da ISS.

"Será uma missão emocionante", assegurou John Shannon, diretor do programa de ônibus espaciais.

"Doze dias, três caminhadas espaciais, toneladas de equipamentos. Levaremos peças que nos tranquilizam sobre a vida útil da ISS", completou.

Os outros cinco tripulantes do "Atlantis" serão os especialistas Garrett Reisman, Steve Bowen, Michael Good, Piers Sellers e o piloto Tony Antonelli.

Os ônibus espaciais dos EUA serão retirados no final do ano. As últimas duas missões serão do "Discovery", em setembro, e do "Endeavour", em novembro.