Topo

Tempestade tropical "Agatha" chega ao México

29/05/2010 19h51

México, 29 mai (EFE).- A tempestade tropical "Agatha" provocará chuvas de fortes a intensas nos estados do sul do México, particularmente no de Chiapas, informou hoje o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN).

"Agatha", que chegou ao México da Guatemala, onde deixou quatro mortos, se encontra agora na zona do golfo de Tehuantepec e também provocará ondas de 2 a 4 metros no sudeste do México.

O fenômeno meteorológico afeta tanto o litoral do Pacífico, quanto o do Golfo do México e do mar do Caribe.

O sudeste de Chiapas, a zona mais próxima à fronteira com a Guatemala, é onde "Agatha" poderá atuar com mais potência, gerando chuvas de 70 a 150 mm.

Fontes da Defesa Civil do estado disseram à Agência Efe que foi ativado o alerta amarelo e 120 famílias foram retiradas de suas casas como medida de precaução.

A tempestade "Agatha", que se formou no litoral Pacífico guatemalteco, chegou ao México e está voltando para a Guatemala, segundo autoridades de Chiapas.

Em algumas partes dos estados de Oaxaca, Guerrero, Veracruz, Campeche, Tabasco e Quintana Roo há o risco de tempestades intensas.

Já em El Salvador, o alerta amarelo subiu para o laranja e não foi descartada a possibilidade de que ele passe para vermelho, diante do aumento das chuvas no país, por causa da tempestade tropical.

Além disso, foi confirmada a segunda morte por causa das chuvas, ocorrida este sábado na cidade de Cojutepeque, a 33 quilômetros a oeste de San Salvador.