Topo

"Agatha": mortos chegam a 10 e evacuados passam de 11 mil em El Salvador

01/06/2010 00h13

San Salvador, 31 mai (EFE).- As chuvas associadas à depressão tropical "Agatha" em El Salvador obrigaram a evacuação de 11.621 pessoas e causaram um "impacto generalizado" no país, que tem 95% das estradas afetadas, enquanto a Defesa Civil elevou a dez os mortos e mantém em dois o número de desaparecidos.

"O número de falecidos chega a dez com uma pessoa que morreu eletrocutada em uma colônia da cidade de San Miguel (leste do país)", disse o diretor de Defesa Civil, Jorge Meléndez, em sua segunda entrevista coletiva nesta segunda-feira, para dar um balanço da situação.

"A situação de impacto é generalizada, e isso nos leva a determinar a necessidade do uso dos recursos do Governo", disse Meléndez, que afirmou que está mantido o estado de emergência nacional e o alerta vermelho decretado pelo presidente, Mauricio Funes, para atender rapidamente às emergências.

Por sua parte, o ministro de Obras Públicas, Gersón Martínez, informou que "95% das estradas apresentam interrupções parciais. O sistema de estradas em El Salvador nas zonas montanhosas ou que têm ladeiras é de risco", acrescentou.

Há cinco interrupções totais em rotas de maior circulação, entre elas uma das que leva à Guatemala, através da Ponte Arce, que liga os dois países no departamento ocidental de Ahuachapán.

Um funcionário da Alfândega no local confirmou à agência Efe que está suspensa a passagem de veículos, que estão sendo desviados para uma rota alternativa, por onde passam "centenas" de automóveis de carga diariamente.

No total, há 330 pontos afetados na rede viária do país, e estão sendo realizados trabalhos em 244, onde grupos de trabalhadores limpam os trechos cobertos após deslizamentos de pedra e lodo.