Topo

Gripe A deixa 1 morto e 60 infectados no Chile

De Santiago do Chile

02/06/2010 17h07

Uma pessoa morreu e 60 foram infectadas com o vírus H1N1 no Chile este ano, segundo um relatório do Ministério da Saúde divulgado hoje.

O Ministério precisou que nove casos da doença são graves. Destes últimos, quatro correspondem à região dos Lagos (sul), quatro à região de Bío Bío (sul) e outro à região Metropolitana de Santiago (centro).

Os casos correspondem a 62% de homens (37) e a idade média dos contagiados é de 23 anos.

Por regiões, a mais afetada é a dos Lagos (sul), com 35 doentes, enquanto na capital do país os casos somam 21.

Em 2009, na mesma data, foram contabilizavam 360 casos de gripe A no Chile e uma morte, sendo que no final do ano esse número passou para 12.302 doentes e 153 mortos.

Segundo as autoridades, embora nas últimas semanas tenha ocorrido um aumento das consultas por doenças respiratórias no país, como é habitual no inverno, no caso específico da gripe A não foi observado um aumento significativo de casos.

Como medida preventiva, o Ministério da Saúde dispôs vacinas para mais de quatro milhões de pessoas, mas até o final de maio apenas 3.150.000 haviam se imunizado. Ainda estão disponíveis um milhão de doses.

A subsecretária de Saúde Pública, Liliana Jadue, anunciou a extensão da campanha de vacinação às duas primeiras semanas de junho, aberta a todos os interessados, "correspondam ou não aos grupos de risco (pessoas da terceira idade ou com doenças crônicas e menores de dois anos, entre outros) definidos pelo ministério no início do programa".

"Como a epidemia de doenças respiratórias ainda não começou, fazemos um chamado a todas as pessoas que queiram se proteger para que acudam aos consultórios. Enquanto tiverem vacinas disponíveis, as pessoas vão ser vacinadas", disse Jadue.