Topo

Coreia do Sul voltará a tentar lançamento de foguete nesta quinta

10/06/2010 00h26

Seul, 10 jun (EFE).- A Coreia do Sul tentará nesta quinta-feira lançar seu foguete espacial Naro-1 (KSLV-1) para pôr em órbita um satélite científico, após suspender na quarta-feira o lançamento por problemas técnicos, segundo anunciou o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia.

A Coreia do Sul tinha previsto realizar o lançamento de seu foguete às 17h locais de quarta (5h em Brasília), mas foi obrigada a adiar a decolagem devido a um problema no sistema de prevenção de incêndios na plataforma de lançamento.

Segundo os especialistas sul-coreanos, o incidente não afetou o foguete, e a decolagem poderá acontecer nesta quinta caso haja condições meteorológicas favoráveis.

A decisão do novo lançamento foi tomada depois que cientistas sul-coreanos e russos se reuniram na manhã desta quinta. A hora do lançamento será anunciada às 13h30 locais (1h30 de Brasília).

Este é a segunda tentativa sul-coreana de pôr em órbita um satélite em menos de um ano, após um lançamento fracassado em agosto.

A Coreia do Sul quer se tornar o décimo país no mundo que lança um satélite com um foguete de fabricação própria, embora a primeira fase do Naro-1 tenha sido realizada com apoio técnico da Rússia.