Topo

Guatemala ativa sistema de alarme adiantado por causa do "Alex"

26/06/2010 18h35

Guatemala, 26 jun (EFE).- As autoridades de Defesa Civil da Guatemala ativaram hoje o sistema de alarme adiantado no Caribe do país e advertiram sobre o aumento das chuvas como consequência da tempestade "Alex", que está a 320 quilômetros do litoral.

A Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) disse em comunicado que ativou o sistema de alarme adiantado no departamento caribenho de Izabal e que mantém o alerta laranja (prevenção) em nível nacional, decretado desde o fim de maio para fazer frente a qualquer eventualidade.

Além disso, precisou que "a aproximação da 'Alex' do território guatemalteco favorece o aumento do céu encoberto assim como chuvas na maior parte do país".

O fenômeno meteorológico, acrescentou a Conred, se desloca rumo ao oeste-noroeste no mar do Caribe a uma velocidade de 15 km/h, e concentra a maior quantidade de precipitações nas áreas do norte, nordeste e Caribe da Guatemala.

A tempestade tropical "Alex", a primeira da temporada no Atlântico, se fortaleceu hoje em sua rota à península de Yúcatan e Belize, que estão sob alerta.

Seus ventos máximos sustentados aumentaram para 75 km/h e é possível que se intensifiquem antes de chegar à costa de Belize e Yúcatan, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) hoje.