Topo

Tempestade "Alex" pode interromper operações da BP

26/06/2010 17h04

Washington, 26 jun (EFE).- As operações da BP para deter o vazamento de petróleo no Golfo do México e recolher o óleo podem ser suspensas durante duas semanas caso a tempestade tropical "Alex", a primeira da temporada no Atlântico, chegue à região.

O almirante do Serviço de Guarda-Costeira, Thad Allen, designado pelo Governo do presidente Barack Obama para supervisionar a resposta ao vazamento, disse hoje à rede "CNN" que se o "Alex" chegar à área afetada será preciso tomar as medidas de segurança necessárias.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visita Nova Orleans e a Flórida na terça-feira para supervisionar os trabalhos de contenção vazamento realizados pela BP.

Os modelos meteorológicos não preveem que a tempestade passe diretamente por cima da área, mas Allen ressaltou que "o tempo é "imprevisível e pode mudar no último minuto".

O centro da tempestade, que se formou hoje no oeste do Caribe, se aproxima de Belize e da costa leste da península de Yucatán à noite.

As previsões para cinco dias do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA dizem que o "Alex" se transformará em um furacão na próxima quarta-feira e chegaria a terra próximo a Tampico (México).