Topo

Tempestade "Alex" provoca chuvas em todo território hondurenho

26/06/2010 14h48

Tegucigalpa, 26 jun (EFE).- A tempestade tropical "Alex" está provocando chuvas em todo o território de Honduras e no Caribe, onde se mantém um alerta verde (preventivo), informaram hoje fontes oficiais.

As maiores precipitações foram registradas na região caribenha, enquanto no centro, sul e leste estão se formando áreas de céu encoberto com chuvas que, por enquanto, não representam perigo, disse um porta-voz do Escritório de Previsões da Aeronáutica Civil.

Por sua vez, o titular da Comissão Permanente de Contingências (Copeco), Lisandro Rosales, disse que se mantém o alerta verde decretado ontem nos departamentos de Cortés, Atlántida, Colón, Gracias a Dios e Islas de la Bahía, devido às chuvas resultantes da tempestade "Alex".

Na ilha de Roatán e na caribenha cidade porto de La Ceiba, os aeroportos foram fechados hoje graças ao mau tempo, informou a Aeronáutica Civil, que não descarta que ocorra o mesmo em Tegucigalpa, centro.

A tempestade tropical "Alex", a primeira da temporada no Atlântico, se fortaleceu hoje em sua rota para a península de Iucatã e Belize, que estão sob alerta.

Seus ventos máximos passaram para 75 km/h e é possível que se intensifiquem antes de chegar à costa de Belize e Iucatã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em seu boletim de hoje.