Topo

Ao menos 2 pessoas morreram na Guatemala por chuvas causadas pelo "Alex"

27/06/2010 17h06

Guatemala, 27 jun (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram hoje em uma comunidade indígena no oeste da Guatemala, devido as fortes chuvas que sacodem o país desde sábado como consequência da tempestade "Alex".

Segundo os Bombeiros Voluntários, as vítimas ficaram soterradas em um desabamento de terra na comunidade de Chuchesig no departamento de Sololá.

Os mortos, identificados como Barloto Godoy, de 40 anos, e Ricardo Vásquez, de 45, foram as únicas vítimas reportadas na Guatemala em consequência do "Alex", que diminuiu de intensidade e passou a ser uma depressão tropical.

Segundo a Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), o fenômeno também provocou inundações, desabamentos, afundamentos e deslizamentos em diferentes pontos do país, os quais estão sendo atendidos pelas autoridades.

Por sua vez, o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) ressaltou que a entrada, ontem à noite, do "Alex" no território de Belize aumentou as chuvas nas regiões do leste e Caribe da Guatemala.

O Insivumeh precisou que a influência do "Alex" "continua favorecendo o abundante céu encoberto e chuvas na maior parte do país".

Embora os aguaceiros sejam intensos em todo o território guatemalteco, as áreas mais afetadas até o momento são o norte, Caribe, nordeste e leste do país.

"As chuvas continuarão apresentando-se durante o resto do dia, com possibilidade de se estender para o início da próxima semana".