Topo

Nave russa se acopla à Estação Espacial após duas tentativas

04/07/2010 17h00

A nave de carga russa "Progress M-06M" foi acoplada hoje com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) após a interrupção da tentativa de sexta-feira passada, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE).

A manobra aconteceu de forma automática, como estava previsto, disse um porta-voz do CCVE em declarações à agência russa "Interfax".

A "Progress M-06M" foi acoplada às 13h17 de Brasília ao módulo de serviço russo Zvezda com ajuda do sistema automático de aproximação e engate Kurs, o mesmo que falhou no último dia 2.

Em aproximadamente três horas, depois que as pressões da nave e do módulo Zvezda estiverem igualadas, os tripulantes da plataforma orbital abrirão as escotilhas.

A nave não tripulada, que foi lançada na quarta-feira passada da base de Baikonur (Cazaquistão), levou 2.630 quilos de carga à ISS.

Na sexta-feira passada, uma falha no sistema Kurs provocou a interrupção da primeira tentativa de acoplamento quando a "Progress" estava a dois quilômetros da ISS, sem que seus tripulantes pudessem conectar o sistema de engate manual.

Como declarou o número dois da agência espacial russa, Roscosmos, Vitaly Davydov, a nave de carga ficou a três quilômetros da ISS, a uma distância segura para a estação espacial.

"Foi um falha de comunicação por rádio", disse hoje Davydov, para quem o problema pode ter ocorrido devido a interferências ou porque a estrutura do ISS não permitiu a passagem do sinal de rádio.

Os especialistas confiam que poderão definir os motivos da imperfeição em duas semanas, declarou Vitaly Lopota, presidente do consórcio russo Energia, fabricante de naves espaciais.

O sistema Kurs foi usado com sucesso em mais de cem ocasiões com diferentes tipos de nave.

Entretanto, esta não é a primeira vez em que apresenta problemas: em 1º de maio deste ano, os tripulantes da ISS tiveram que acoplar manualmente a nave de carga "Progress M-05M" devido a uma falha do Kurs.

Segundo a Roscomos, o incidente de sexta-feira foi uma falha simples, não uma avaria, e a "Progress M-06M" sempre esteve sobre controle.

A "Progress M-06M" contém combustível, água, oxigênio, alimentos, roupas e diversos equipamentos, além de presentes dos tripulantes da ISS, como desenhos feitos por seus filhos.

A atual tripulação da ISS é formada pelos cosmonautas russos Aleksandr Skvortsov, Fyodor Yurchikhin e Mikhail Kornienko e os astronautas americanos Doug Wheelock, Shannon Walker e Tracy Caldwell.