Topo

Alex desloca 40 mil para albergues no norte do México

No México

07/07/2010 15h14

Ao menos 40 mil pessoas dormem em albergues em Coahuila, no norte do México, por causa das fortes chuvas que causaram o furacão "Alex" e seus remanescentes, embora o número possa ser o dobro se o nível das represas e rios continuar aumentando, afirmou hoje o governador de esse estado, Humberto Moreira.

O aumento dos rios na região forçou às autoridades do México e dos EUA a fechar por três dias a ponte internacional que comunica à cidade mexicana de Nuevo Laredo, no estado de Tamaulipas, com Laredo, Texas (nos EUA), como medida de emergência pelo aumento do Rio Bravo.

A seção mexicana da comissão internacional de limites e águas entre México e os Estados Unidos indicou hoje em comunicado que atualmente são retiradas 1 mil metros cúbicos de água por segundo da represa da Amizade.

A chuva também causou o fechamento da estrada que liga Ciudad Victoria, capital de Tamaulipas, com Monterrey na altura do quilômetro cinco, depois que transbordou um arroio que passa pelo local.

Em 1º de julho, "Alex" atingiu o território mexicano como furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, de um máximo de 5, mas depois a tempestade se dissipou rapidamente e desapareceu sobre as montanhas do centro do México, embora ficaram remanescentes que ainda afetam a região.