Topo

Segunda depressão da temporada de furacões se forma no Atlântico

08/07/2010 10h23

Miami, 8 jul (EFE).- A segunda depressão tropical da temporada de furacões do Atlântico se formou hoje no Golfo do México, perto do sudeste do Texas (EUA) e nordeste do litoral mexicano, e espera-se que toque o solo na tarde de hoje, informaram meteorologistas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos indicou em seu mais recente boletim que a depressão tropical se mostra "pobremente organizada" e está situada a 130 quilômetros ao leste de Brownsville, no Texas, e a 265 quilômetros da La Pesca (México).

O fenômeno meteorológico apresenta ventos máximos sustentados de 55 km/h, com rajadas mais fortes, e se desloca com uma velocidade de translação de 25 km/h.

A depressão poderia se transformar em uma tempestade tropical antes de tocar o solo hoje, indicaram os meteorologistas do NHC.

Segundo as projeções do NHC, com sede em Miami, a depressão tropical "tocará o solo na fronteira entre México e Texas na tarde de hoje".

Foi emitido um aviso de tempestade tropical (de 36 horas) para a costa sul do Texas de Baffin Bay até a desembocadura do Rio Grande, e para a costa do México da desembocadura do Rio Grande até Rio San Fernando.

Os meteorologistas indicam que a depressão deve causar chuvas fortes no sul do Texas e nordeste do México e poderia gerar tempestade tropical antes de impactar em terra.