Topo

Arqueólogos encontram restos de monumento cerimonial perto do Stonehenge

Arqueólogos encontraram perto de Stonehenge (foto) um monumento similar que seria feito de madeira e dataria também do período neolítico. Segundo os especialistas seria a maior descoberta no local em 50 anos - AFP/Carl Court
Arqueólogos encontraram perto de Stonehenge (foto) um monumento similar que seria feito de madeira e dataria também do período neolítico. Segundo os especialistas seria a maior descoberta no local em 50 anos Imagem: AFP/Carl Court

Londres, Inglaterra

22/07/2010 10h39

  • EFE

    Monumento seria formado por 24 obeliscos de madeira que formam um círculo com 25 metros

Um grupo internacional de arqueólogos descobriu outro monumento cerimonial nos arredores dos monólitos do Stonehenge, aumentando ainda mais os mistérios sobre o local, divulgou a imprensa britânica nesta quinta-feira.

Este segundo monumento, uma fundação circular que sustentava uma estrutura de madeira, foi descoberto a 900 metros ao noroeste em apenas duas semanas desde o início do projeto de três anos para traçar o mapa do entorno da Stonehenge.

Os arqueólogos envolvidos, dentre eles britânicos, austríacos, alemães, noruegueses e suecos, disseram que este achado era "incrível". "(Este novo monumento) mudará a perspectiva da paisagem que rodeia a Stonehenge", disse Vince Gaffney, da Universidade de Birmingham.

  • Divulgação

    Representação visual mostra lugares das valas (cinza), buracos dos obeliscos (amarelo) e região central dos túmulos (azul)

  • Divulgação

    Reconstrução artística mostra como seria o novo monumento perto de Stonehenge

Gaffney declarou que a população considera a construção neolítica, Patrimônio da Humanidade, como um monumento de "suprema importância" por ser o único na região.

O novo achado pode ajudar a contextualizar o emblemático monumento de pedra, já que os arqueólogos perceberam que o Stonehenge compartilhava as atenções, durante o neolítico, com outra construção cerimonial que, inclusive, tinha a mesma forma e disposição.

Segundo os pesquisadores, os restos do antigo monumento demonstram que 24 obeliscos de madeira de aproximadamente 75 centímetros de diâmetro formavam um círculo de 25 metros de diâmetro no local.

Esta construção poderia ser um "espelho" de outra parecida que também foi descoberta nos arredores do Stonehenge, a 1.300 metros ao sudeste, e que os arqueólogos conhecem há anos.

Os três monumentos estariam mais ou menos alinhados e formariam uma composição ainda mais complexa e cujo significado continua sendo um mistério.