Topo

Governo peruano declara emergência em 16 regiões devido ao frio

24/07/2010 13h22

Lima, 24 jul (EFE).- O Governo peruano declarou estado de emergência pela onda de frio que atinge distritos de 16 regiões do país, conforme decreto de urgência publicado hoje pelo diário oficial "El Peruano".

O decreto inclui todos os distritos do país que ficam acima dos 3 mil metros do nível do mar, assim como três regiões da floresta peruana onde foram registradas nas últimas semanas pelas baixas temperaturas, conhecidas como "friagens", totalmente incomuns.

Pelos dados oficiais, foram registradas 409 mortes por pneumonia e doenças relacionadas ao frio, a maioria destas menores de 5 anos (200 mortes) e maiores de 60 (158).

A declaração de emergência, que tem uma duração de 60 dias, abrange distritos das regiões de Ancash, Apurimac, Arequipa, Ayacucho, Cuzco, Huancavelica, Huanuco, Junín, Lima, Moquegua, Pasco, Puno e Tacna, onde nos últimos dias alcançou uma temperatura de - 24 graus centígrados. Além disso, as regiões de selvas de Madre de Dios, Ucayali e Loreto.

O decreto publicado hoje também dispõe distintas medidas para que os Governos regionais e locais assistam às povoações afetadas com alimentos e vacinas.

Além disso, as Forças Armadas foram convocadas pelo ministro da Defesa, Rafael Rey, para que realizem ações cívicas em favor das povoações mais vulneráveis ao frio.