Topo

Mau tempo provoca avalanche e transbordamento de rio na China

24/07/2010 09h00

Pequim, 24 jul (EFE).- Ao menos 13 pessoas morreram hoje em uma avalanche na província de Gansu e milhares tiveram de ser evacuados de emergência por causa do transbordamento de um rio em Shaanxi, ambos os incidentes no norte da China, onde começaram a sofrer os efeitos das inundações no país.

Ao todo, 15 trabalhadores foram surpreendidos por uma avalanche de rochas e barro na cidade de Pingliang (Gansu, noroeste) nesta madrugada, às 1h40 no horário local (14h40 de sexta-feira em Brasília), informou a agência oficial "Xinhua".

Os serviços de resgate conseguiram desenterrar os corpos sepultados, mas somente dois foram resgatados vivos.

No momento da avalanche, os homens trabalhavam na drenagem do rio que cruza o município, quando 3 mil metros cúbicos de pedras e barro causaram o soterramento.

Milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Huayin (Shaanxi, norte), quando um transbordou, invadindo a cidade.

O leito cresceu ultrapassando as margens, que ficaram danificadas pela força de água, que causou uma fenda de 50 metros em seus muros.

Dados oficiais do escritório estatal de controle de inundações e seca de sexta-feira contabilizam que as chuvas e inundações já causaram 742 mortes e 367 desaparecidos.

Os desastres, piores em 12 anos, afetaram 28 províncias e mais de 120 milhões de pessoas.

Neste sábado, o primeiro-ministro, Wen Jiabao, realizou um chamado às autoridades provinciais e locais para que se preparem para "mais inundações severas e desastres".

Wen assegurou que o país passa por um "momento crucial" da temporada de chuvas, já que nesta época (entre fins de julho e início de agosto) se concentram os dias de maiores índices pluviométricos do ano.