Topo

Produto adulterado pode ter causado crescimento de seios em bebês na China

10/08/2010 12h42

O Ministério da Saúde da China vai investigar um composto lácteo infantil, que segundo análises médicas estava adulterado, depois que três meninas com idades entre 4 e 15 meses desenvolveram seios de forma prematura, informou nesta terça-feira o jornal oficial "China Daily".

O ministro da Saúde, Deng Haihua, anunciou que as autoridades de segurança alimentar já estão tomando amostras do produto, produzido pela empresa Syrutra, e que dirigem uma investigação com a ajuda dos médicos para averiguar o que causou o desenvolvimento dos seios nas crianças.

Os bebês vivem em Wuhan, capital da província central de Hubei. No início de julho, os pais detectaram a anomalia em suas filhas, e o fabricante foi acusado.

As análises médicas revelaram que o nível de hormônios estradiol e prolactina excediam nos três casos os de uma mulher adulta, e que as três tinham ingerido a mesma fórmula.

Outro caso como estes foi registrado em Pequim, segundo a agência de notícias oficial chinesa "Xinhua".

A empresa láctea fabricante do produto negou em comunicado publicado em seu site no último fim de semana que seus produtos estejam adulterados.

As famílias dos bebês enfrentaram diversos obstáculos em seu objetivo de demonstrar a culpabilidade da empresa, já que o departamento local de inspeção e quarentena rejeitou seu pedido de análise alegando que só são entregues a organizações e não a indivíduos.

A intoxicação acontece dois anos depois que seis bebês morreram e outros 300 mil sofreram problemas renais após ingestão de leite infantil adulterado com melamina, um químico usado na fabricação de plásticos que eleva falsamente os níveis de proteínas nos controles sanitários do produto.