Topo

Astronautas regulam parcialmente sistema de refrigeração da ISS

Astronauta americano durante caminhada espacial nesta quarta-feira (11)  - AFP/Nasa
Astronauta americano durante caminhada espacial nesta quarta-feira (11) Imagem: AFP/Nasa

11/08/2010 16h49

Moscou, 11 ago (EFE).- Os astronautas americanos Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson conseguiram desativar nesta quarta-feira (11) uma das duas bombas danificadas do sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS), tal como informou a Nasa.

Em uma complexa operação, Wheelock e Caldwell tiveram de recorrer à força para desligar uma tubulação que perdia amoníaco desde a última caminhada no espaço, feita no sábado passado.

Os astronautas, então, desligaram cinco cabos elétricos e retiraram os quatro dispositivos de desligamento rápido que ligavam a bomba ao módulo da estação.

Agora, o módulo terá de ser levado à plataforma para urgente reparação, já que há 11 dias a Estação conta com apenas um módulo de refrigeração, crucial para o funcionamento dos equipamentos eletrônicos.

Uma vez reparado, o módulo deve ser instalado novamente, para o que será necessário que os astronautas se aventurem em uma nova caminhada no espaço.

Após ordenar todas as tentativas de reparar, de dentro da plataforma, o módulo danificado, a agência espacial americana tomou a decisão de fazer uma caminhada no espaço para corrigir o problema.

A Nasa reconheceu que a operação de hoje era uma das mais complicadas da história da ISS, mas negou que a vida dos tripulantes da plataforma corra perigo por estar com apenas um módulo de refrigeração.