Topo

Passagem do tufão "Dianmu" pela Coreia do Sul deixa ao menos 5 mortos

11/08/2010 07h20

Seul, 11 ago (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram na Coreia do Sul depois da passagem do tufão "Dianmu", que provocou fortes chuvas, deixando centenas de casas alagadas, informou hoje a agência sul-coreana para a gestão de desastres.

O "Dianmu", que tocou terra na manhã de hoje no litoral sul da Coreia do Sul, provocou chuvas torrenciais que deixaram três mortos em Seul e alagaram mais de uma centena de imóveis em todo o país, segundo a agência local "Yonhap".

Essa é a primeira vez em nove anos que as chuvas causam mortes na capital sul-coreana.

Em Busan, no sul do país, um jornalista da televisão local "KNN" morreu depois de cair no mar enquanto informava sobre o tufão no porto. Uma quinta pessoa morreu na terça-feira, em Namhae, a cerca de 500 quilômetros ao sul de Seul, quando seu carro bateu contra um barranco.

Na ilha de Jeju, no sul do país, alguns voos foram cancelados devido à passagem do tufão "Dianmu", que, além disso, obrigou o fechamento de várias estradas e a suspensão das operações de 50 navios no litoral do sul e oeste do país.

O tufão atravessou o sul da península coreana antes de deslocar-se em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão) por volta das 14h locais (2h, no horário de Brasília), informou a agência de gestão de desastres.