Topo

Maioria de americanos apoia casamento gay, diz pesquisa

12/08/2010 16h45

Washington, 12 ago (EFE).- A maioria dos americanos aprova o casamento gay, constata a primeira pesquisa em nível nacional que reflete um apoio majoritário da população a isso.

A pesquisa, divulgada hoje pela rede "CNN", faz duas perguntas aos entrevistados. A primeira é se "gays e lésbicas deveriam ter o direito constitucional" a se casarem e terem seu casamento reconhecido pela lei como válido.

Segundo as respostas, 52% dos entrevistados consideram que pessoas do mesmo sexo deveriam ter tal direito, enquanto 46% dos entrevistados acham que homossexuais não têm tal direito.

Já a segunda pergunta é se "gays e lésbicas têm o direito constitucional" em questão, ou seja, omitindo o verbo "dever" no futuro do pretérito.

O balanço das respostas a essa questão, no entanto, variam um pouco: 51% dos entrevistados interpretam que os homossexuais não têm o direito, contra 49% que pensam que sim.

A pesquisa foi realizada entre 6 e 10 de agosto e tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais.

O especialista Nate Silver explica em seu blog, que, se combinadas as duas perguntas, o resultado seria o seguinte: 50,5 % dos americanos respalda o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 47,5 % os repudia.

"É uma maioria mínima, mas é uma maioria", assinala.

Silver lembra, no entanto, que as pesquisas têm margem de erro, e que por isso "não se pode assumir ainda que o apoio ao casamento homossexual se transformou na posição majoritária" nos Estados Unidos.

Segundo ele, também não se pode mais assumir que a rejeição aos casamentos entre casais do mesmo sexo seja a posição majoritária, "e é duvidoso chamá-lo de posição majoritária".