Topo

"Danielle" se transforma novamente em ciclone ao passar pelo Atlântico

De Miami, EUA

25/08/2010 11h00

 A tempestade "Danielle" ganhou intensidade nas últimas horas em águas abertas do Atlântico e se transformou novamente em ciclone de categoria 1, com ventos máximos de 140 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O NHC, com sede em Miami, indicou em seu último boletim que "Danielle" está a 1.275 quilômetros ao leste da zona norte das Antilhas menores e se desloca na direção oeste-noroeste com velocidade de translação de 28 km/h.

"'Danielle' é um ciclone de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson", cujo nível máximo é 5. Estima-se "um fortalecimento adicional nas próximas 48 horas", assinalaram os meteorologistas do NHC.

O centro do sistema tropical estava localizado hoje próximo à latitude 18,8 graus norte e longitude 51,0 graus oeste. Espera-se um giro gradual em direção ao noroeste nas próximas 48 horas.

Não foram emitidas advertências ou avisos de furacão para nenhum país, dada a trajetória projetada que o situa muito ao leste da ilha de Bermuda.

Na temporada de furacões na bacia atlântica, que começou em 1º de junho e se prolonga até 30 de novembro, formaram-se quatro tempestades tropicais e dois furacões, incluindo "Danielle".

Os meteorologistas seguem considerando que será uma temporada "muito ativa" porque, desses furacões, entre quatro e seis poderiam ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.