Topo

Michelle Obama propõe substituição da pirâmide alimentar por um prato

02/06/2011 16h30

Washington, 2 jun (EFE).- A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, apresentou nesta quinta-feira as novas recomendações nutricionais do Governo americano, que abandonam a tradicional representação gráfica de uma pirâmide para substituí-la por um prato.

Em um ato no Departamento de Agricultura junto com o secretário Tom Vilsack e a assessora de Saúde do Governo, Regina Benjamin, Michelle divulgou a nova representação gráfica, que tenta ajudar os consumidores a decidir o que colocar em seus pratos para seguir uma alimentação saudável.

Segundo a primeira-dama, "é um recordatório simples e rápido para que todos nós sejamos mais conscientes do que comemos e, como mãe, posso dizer o quanto vai ajudar os pais em todo o país".

Ela ressaltou que os pais podem olhar para os pratos de seus filhos e garantir que metade seja composta de verduras e frutas e a outra metade de proteínas não gordurosas, lácteos sem gordura e cereais integrais.

A nova representação, que recebeu o nome de "MyPlate", divide um prato em quatro porções iguais: uma de fruta, outra de verduras, uma terceira de proteínas e a quarta de cereais integrais. Além disso, ao desenho é acrescentado um copo, que representa os lácteos.

Entre as recomendações que acompanham a nova representação gráfica se encontra a de "evitar os excessos".

A metade do prato deve conter frutas e verduras e, pelo menos a metade dos cereais consumidos deve ser integral, segundo estas recomendações.

Além disso, é conveniente que o leite consumido tenha pouca gordura, beber água em vez de bebidas doces e tentar ingerir pouco sal.

A antiga imagem, a "Pirâmide de Nutrição", representava os grupos alimentares em forma triangular e os alimentos que deviam ser ingeridos em maior quantidade se encontravam em sua base, enquanto aqueles que deviam ser consumidos moderadamente ficavam no topo.

Segundo o Departamento de Agricultura, a pirâmide "estava fora de moda e era muito complicada" para os cidadãos, que reclamavam de receber informação contraditória, mas ela continuará disponível para os profissionais da área de saúde.

Ele ressaltou ainda que a nova representação "se centra em uma imagem familiar, a de um prato" e busca transmitir aos cidadãos a informação de que necessitam para tomar decisões saudáveis na hora de se alimentar.