Topo

Greenpeace protesta contra aprovação de novo Código Florestal

Em Brasília

06/12/2011 14h52

O Greenpeace protestou nesta terça-feira em Brasília contra a iminente aprovação de um novo conjunto de leis que regulará o uso dos solos, o Código Florestal, e exigiu que o Governo "desligue a motosserra".

A reforma do Código Florestal, criticado pelos defensores do meio ambiente, será votado nesta terça-feira no Senado e tudo indica que será aprovado pela arrasadora maioria que o Governo tem nessa casa.

"O projeto de lei como está escrito vai levar ao aumento do desmatamento, conceder anistia para quem desmatou ilegalmente e ainda abrir brechas para novas concessões", denunciou a engenheira agrônoma Tatiana de Carvalho, do braço brasileiro do Greenpeace, para a "Agência Brasil".

Com enormes motosserras infláveis, os manifestantes carregavam dizeres como "Senado, desliga essa motosserra", dentre outras frases contra a reforma, que foi apresentada pelo próprio Governo.

Assim como outros movimentos a favor do meio ambiente como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), o Greenpeace acredita que a aprovação do projeto de reforma do Código Florestal será um golpe mortal a Amazônia, e anulará os avanços que o Brasil experimentou nos últimos anos em termos de redução das taxas de desmatamento.

Na segunda-feira, o Governo anunciou que os índices de diminuição da floresta amazônica pela ação depredadora do homem reduziram em 11% entre agosto de 2010 e julho de 2011, quando se perderam 6.238 quilômetros quadrados de floresta.

Pelos dados oficiais, esse número foi também o menor no período anualizado desde 1988, quando teve início a computação de estatísticas sobre perdas na floresta amazônica.