Topo

Rã de 7,7 milímetros é proclamada o menor vertebrado do mundo

Montagem com imagens de raio-x de pequena rã da família Paedophryne, batizada como Amauensis paedophryne - PLoS One/EFE
Montagem com imagens de raio-x de pequena rã da família Paedophryne, batizada como Amauensis paedophryne Imagem: PLoS One/EFE

11/01/2012 23h47

Com apenas 7,7 milímetros, uma pequena rã da família Paedophryne procedente de Nova Guiné foi proclamada o menor vertebrado do mundo, segundo publica nesta quarta-feira (11) a revista científica "PLoS One". Pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana (EUA) fizeram esta descoberta durante uma expedição de três meses à ilha de Nova Guiné, um dos maiores centros de biodiversidade tropical do mundo.

A equipe, dirigida pelo professor Christopher Austin, descobriu duas espécies desta mesma família e batizou a menor de Paedophryne amauensis. "Nova Guiné é um centro de biodiversidade, e cada novidade que descobrimos acrescenta outra camada a nossa compreensão geral de como a biodiversidade é gerada e se mantém", avaliou Austin.

A rã desbancou como menor vertebrado um peixe (Paedocypris progenetica) localizado na Indonésia, cujo tamanho médio quando adulto é de 8 milímetros. Por outro lado, dos mais de 60 mil vertebrados conhecidos atualmente, o maior é a baleia-azul (Balaenoptera musculus), com média de mais de 25 metros.