Topo

Frio polar aumenta no fim de semana em grande parte da Europa

11/02/2012 12h16

Redação Central, 11 fev (EFE).- O frio polar aumenta neste fim de semana na Europa, onde há 15 dias são registradas temperaturas extremas e intensas nevadas especialmente no centro e no leste do continente, com a morte de centenas de pessoas.

A frente polar segue causando vítimas. Nas últimas horas, três morreram de frio na Itália, uma em Cagliari (Sardenha) e duas na região central de As Marcas e Los Abruzzos, elevando os mortos pelo temporal para 40.

Neste sábado, as baixas temperaturas provocaram o cancelamento de voos nos aeroportos de Roma. Pelas previsões meteorológicas da Defesa Civil, o frio deve perdurar até domingo. O tempo só deve melhorar na segunda-feira.

Mais três óbitos foram registrados nas últimas 24 horas na Sérvia, somando 19 os mortos pelo frio, conforme dados das autoridades.

Cerca de 50 mil moradores de aldeias montanhosas continuam isolados. Até agora as equipes de resgate conseguiram abrir passagem para o acesso de 20 mil pessoas.

Na próxima semana, os sérvios terão férias compulsórias. Diante da necessidade de economizar energia elétrica, o Governo aproveitou o fato de os dias 15 e 16 de fevereiro ser feriado e decidiu estender até sexta-feira, emendando com o fim de semana.

Duas pessoas morreram nas últimas horas ainda na Geórgia devido à onda de frio siberiano que atinge o país, revelou o canal de televisão "Rustavi".

Os termômetros marcaram nesta noite dez graus negativos em Tbilisi, temperatura abaixo do normal para o inverno georgiano. Havia 50 anos que os habitantes da capital georgiana não viam congelar o reservatório de Tbilisi e do Kura, rio que corta a cidade.

O aeroporto de Bastia (Córsega) foi fechado pela neve que caiu na noite passada e durante esta manhã especialmente no norte da ilha.

Temperaturas de até 18 graus abaixo de zero foram registradas na sexta-feira à noite no Reino Unido, as mais baixas deste inverno, enquanto o país continua em alerta pelo risco que representa o gelo. Curiosamente na Escócia e na Irlanda do Norte, onde normalmente faz mais frio do que no sul inglês, as temperaturas na noite se mantiveram por volta de zero grau devido a uma frente quente.