Topo

Empresa tcheca apresenta protótipo virtual de bicicleta voadora

24/05/2012 10h54

Praga, 24 mai (EFE).- Os amantes do ciclismo poderão dentro de pouco tempo experimentar novas sensações graças à primeira bicicleta voadora, cujo protótipo virtual foi apresentado nesta quinta-feira em Praga e que poderá transformar em realidade um sonho do escritor Julio Verne.

"Carece ainda de aplicação comercial, mas terá em todo caso um voo curto e em condições seguras, dado que não tem licença para voo", declarou à Agência Efe Ales Kobylik, gerente da empresa Technodat.

A bicicleta, com uma estrutura leve de liga de metais, se elevará a uma altura máxima de cinco metros, "longe dos cabos elétricos", e contará com dispositivos para regular o voo, antecipou Kobylik.

O protótipo virtual em 3D foi desenvolvido pela Technodat, em parceria com a Evektor e a Duratec, três empresas tchecas que apresentarão o modelo real em setembro durante a Feira Internacional de Maquinaria de Brno.

Trata-se de uma bicicleta que desenvolve uma potência de 47 quilowatts e que pesa 85 quilogramas, sendo que pode deslocar no ar a carga máxima de 170 quilos.

Tem 3,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 1,2 metros de altura. Seu tempo aproximado de voo varia de três a cinco minutos, e alcançará uma velocidade máxima de 50 km/h.

Atualmente, os tchecos estão testando "a estrutura da bicicleta" e na próxima semana verificarão "o uso do regulador e a eletrônica", assinalou Kobylik.

A fonte de energia é uma bateria de polímero de lítio com capacidade de 50 ampères/hora.

Kobylik reconheceu hoje que, além do uso comercial, o que se pretende é "melhorar o uso de nossos conhecimentos, conhecer possibilidades de cooperação e estender os limites de nossas tecnologias".