Topo

Astronautas começam a desembarcar carga da cápsula Dragon na ISS

26/05/2012 15h38

Washington, 26 mai (EFE).- Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) abriram neste sábado a escotilha da cápsula Dragon e começaram a desembarcar sua carga, que inclui 460 quilos de alimentos.

A abertura da escotilha aconteceu poucos minutos antes das 7h (de Brasília) deste sábado, informou a Nasa (agência espacial americana) em comunicado.

O americano Don Pettit, da Nasa, entrou na Dragon acompanhado do russo Oleg Kononenko, atual comandante da ISS, com máscaras de oxigênio e óculos protetores.

"O cheiro no interior é como o de um carro novo", detalhou Pettit.

A ISS completou nesta sexta-feira o acoplamento da Dragon, o primeiro veículo de abastecimento enviado por uma empresa privada ao posto orbital.

Desde seu início, como parte da Guerra Fria e da concorrência científica e militar entre Estados Unidos e a então União Soviética, a corrida espacial foi, sobretudo, um esforço e um investimento dos governos, mas sempre houve colaboração com o setor privado.

Esta primeira missão de teste da cápsula Dragon, criada pela empresa SpaceX, é crucial para os EUA, já que no ano passado a Nasa pôs fim à era de seus ônibus espaciais, que fizeram parte fundamental da construção, abastecimento e revezamentos de tripulantes na ISS.

Desde então a mudança de tripulações e o envio de provisões para os seis astronautas que habitualmente residem na ISS, que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra, tinha ficado nas mãos da Rússia.

A Nasa outorgou a SpaceX um contrato por US$ 1,6 bilhão para uma dúzia de missões de naves não tripuladas com a tarefa de reabastecer a ISS.