Topo

Nave privada Dragon se desacopla da ISS

Em Moscou

31/05/2012 06h28

A nave espacial privada Dragon se separou nesta quinta-feira (31) do braço mecânico que a sustentava após seu desacoplamento, duas horas antes, da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos (CCV) russo.

"A nave Dragon (SpaceX-D3) se soltou do braço manipulador SSRMS que previamente a tinha desacoplado e separado da Estação Espacial Internacional", informou um porta-voz do CCV, citado pela agência "Interfax".

O braço demorou menos de duas horas para levar a nave a uma distância segura da ISS (cerca de dez metros) para depois soltá-la ao espaço.

"Cerca de quatro horas mais tarde, às 11h51, serão acesos os motores da nave, que a impulsionarão para sua descida", explicou o técnico do CCV.

A aterrissagem da primeira nave de abastecimento privada da história, que será feita sobre as águas do Pacífico, a várias centenas de milhas ao oeste da Califórnia (EUA), está previsto para as 12h44 de Brasília.

A nave trará à Terra mais de 600 quilos de carga, segundo o CCV.

Estará concluída então a primeira missão desse veículo de abastecimento americano, o primeiro da história a ser desenhado, construído, operado e enviado à órbita por uma empresa privada.

Desta forma, os americanos terão conseguido recuperar parte do abastecimento dos seis astronautas que habitam a ISS, trabalho que no ano passado ficara nas mãos dos russos, uma vez que Washington cancelou seu programa de naves espaciais.

A Dragon pode transportar até seis toneladas de carga ao espaço e voltar com outras três, pelo que sua incorporação ao programa espacial da ISS permitirá trazer à Terra os resultados dos múltiplos experimentos científicos feitos no espaço.