Topo

Tufão "Jelawat" deixa 1 morto e mais de uma centena de feridos no Japão

Pedestres lutam contra ventos fortes provocados pelo tufão Jelawat que atinge ilhas do Japão - Jiji Press/AFP
Pedestres lutam contra ventos fortes provocados pelo tufão Jelawat que atinge ilhas do Japão Imagem: Jiji Press/AFP

De Tóquio (Japão)

30/09/2012 23h20

O poderoso tufão "Jelawat", o 17º da temporada, provocou até o momento um morto, mais de uma centena de feridos, milhares de evacuados e 165 mil casas sem eletricidade no sul e no centro do Japão, enquanto nesta segunda-feira (1º) continua sua passagem pelo norte do arquipélago.

Segundo dados da Agência de Meteorologia japonesa, o tufão tocou a terra na ilha de Honsu, a maior do país, durante a tarde deste domingo (30), o que provocou a evacuação de perto de 57 mil pessoas na província de Nagoia (centro) devido às fortes chuvas e perante o temor de inundações.

Por sua vez, em Ishinomaki, uma das cidades mais afetadas pelo tsunami de março de 2011 no nordeste do país, foi emitida uma ordem de evacuação para cerca de 11 mil pessoas, detalhou a agência local "Kyodo".

O "Jelawat" causou a morte de um morador de 29 anos do povoado de Yomitan, na província de Okinawa (sudoeste), que foi arrastado pelo forte maré quando estava pescando.

O tufão, que se encontra em águas da ilha de Hokkaido (norte) e se movimenta a uma velocidade de 55 km/h com uma pressão em seu centro de 975 hectopascais, chegou a registrar nos arredores de Tóquio ventos de até 137,2 km/h.

Nas ilhas de Okinawa a passagem do tufão provocou cortes de energia em cerca de 96 mil casas, enquanto em Kagoshima, em Kyushu (sul) em 49 mil e em Kansai (centro) em cerca de 20 mil.


Segundo a "Kyodo", a passagem do "Jelawat" pelo sul e centro do país deixou pelo menos 116 feridos, um dos quais foi uma turista australiana de 51 anos que teve que ser levada para o hospital após ser atingida pelo tronco de uma árvore.

Para as próximas horas, a Agência Meteorológica decretou o alerta vermelho em áreas do nordeste e norte do país à espera que o "Jelawat" provoque fortes chuvas de até 150 milímetros, fortes ventos e marés.

Além disso, os fortes ventos provocaram o cancelamento neste domingo de cerca de 500 voos no arquipélago e a suspensão temporária de grande parte dos serviços do trem bala (Shinkansen) em todo o país.