Topo

Nave russa Soyuz é lançada em direção à ISS com 3 tripulantes

Em Moscou

23/10/2012 10h37

Com três astronautas a bordo, dois russos e um americano, a nave espacial russa Soyuz TMA-06M foi lançada na manhã desta terça-feira a partir da base cazaque de Baikonur com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

Segundo o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, a nave foi lançada às 8h51 (de Brasília) com a ajuda de um foguete portador Soyuz-FG, uma operação que foi realizada com sucesso e sem contratempos, informaram as agências russas.


A tripulação da Soyuz TMA-06M, composta pelos cosmonautas russos Oleg Novitski e Oleg Tarelkin e pelo astronauta americano Kevin Ford, completará uma missão de 148 dias a bordo da plataforma orbital.

Para Novitski e Tarelkin, que realizarão mais de 50 experimentos científicos durante sua permanência na ISS, este é o primeiro voo ao espaço. Já Ford, por outro lado, esteve na plataforma orbital em agosto de 2009, quando pilotou a nave espacial Discovery na missão STS-128 à ISS.

Durante seus quase cinco meses de estadia na plataforma, entre outras funções, a tripulação receberá quatro cargueiros russos Progress e um europeu ATV-4, os quais levarão oxigênio, alimentos e combustível.

O acoplamento da nave russa com a ISS está programado para ocorrer nesta quinta-feira. Segundo o plano de voo, a Soyuz TMA-06M se conectará ao módulo Poisk, um segmento russo da plataforma.

Atualmente, Estação Espacial Internacional conta com três tripulantes: a americana Sunita Williams, comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko e o japonês Akihiko Hoshide.

A ISS é um projeto que conta com a participação 16 países e que tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.