Topo

Furacão "Sandy" chega às Bahamas com força de categoria dois

25/10/2012 17h59

Miami, 25 out (EFE).- O furacão "Sandy" - de categoria dois - chega com grande velocidade nas Bahamas, com ventos máximos sustentados de 165 km/h, informou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu boletim das 16h (horário de Brasília), esse órgão detalhou que o olho de "Sandy" se encontra a 40 quilômetros ao leste de Exuma (Bahamas) e uns 200 quilômetros a sudeste de Eleuthera.

O furacão avança em direção ao norte (5 graus) a 32 km/h, por isso as Bahamas se mantém em alerta.

Colégios públicos, edifícios oficiais e aeroportos permanecem fechados na maior parte do arquipélago, e os negócios e as lojas particulares também optaram por não abrir as portas nesta quinta-feira depois que as autoridades locais ordenaram os últimos preparativos para fazer frente ao furacão, que castigou Cuba na madrugada de ontem.

O jornal local "The Guardian Nassau" detalha em seu site que o primeiro-ministro das Bahamas, Perry Christie, pediu a todos os residentes a máxima precaução e informou que muitos aeroportos e portos do arquipélago permanecerão fechados também na sexta-feira.

"Os negócios, inclusive os bancos, também devem permanecer fechados na quinta e na sexta-feira", disse Christie, que garantiu que o seu governo está "preparado para atender aos habitantes" no que for necessário.

Outros meios locais acrescentaram também que ocorreram cortes no fornecimento de energia elétrica em muitas localidades.

Além das Bahamas, a costa leste da Flórida também está em alerta, já que os efeitos de "Sandy" também estão sendo sentidos no sul do estado, como tempestade tropical, e é provável que se intensifiquem durante esta tarde e amanhã.

Os analistas do NHC preveem que o furacão continue avançando rumo ao norte até esta noite, quando poderá mudar de direção rumo ao norte-noroeste e reduzir levemente sua velocidade de deslocamento.

Assim, "Sandy" deve afetar durante todo o dia as regiões sul e central das Bahamas e amanhã a região noroeste.

Embora esteja previsto certo enfraquecimento do furacão, o NHC adverte que seguramente se manterá como furacão enquanto passa pelas Bahamas.

Segundo a trajetória prevista pelo NHC, depois dessa leve mudança rumo ao oeste, "Sandy" pode sofrer uma nova variação em sua trajetória no domingo.

Na segunda-feira deve avançar pelo Atlântico em paralelo à costa leste dos Estados Unidos e na terça-feira, já transformado em tempestade tropical, poderia inclusive tocar a terra em algum dos estados do norte, inclusive Nova York.