Topo

Nave Soyuz se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional

Em Moscou

25/10/2012 12h03

A nave russa Soyuz TMA-06M se acoplou nesta quinta-feira (25) com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), levando três tripulantes a bordo.

A nave se encaixou sem contratempos ao deque de acoplamento do módulo Poisk, que faz parte do segmento russo da ISS, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia, citado pela agência Interfax.

A tripulação da nave, lançada na última terça-feira (23) da base de Baikonur, no Cazaquistão, é integrada pelos russos Oleg Novitski, Yevgueni Tarelkin e o astronauta da Nasa (Agência Espacial Norte-americana) Kevin Ford.

O trio da Soyuz foi recebido pelos três tripulantes da plataforma orbital: a americana Sunita Williams, comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko e o japonês Akihiko Hoshide.

Novitski e Tarelkin, que estão no seu primeiro voo ao espaço, devem fazer mais de 50 experimentos científicos durante sua permanência na plataforma orbital. Ford, por outro lado, já esteve na ISS em agosto de 2009, quando pilotou a nave espacial Discovery na missão STS-128.

Entre outras funções, durante seus quase cinco meses de estadia na estação, o grupo receberá quatro cargueiros russos Progress e um europeu ATV-4, que vão transportar carga vital como oxigênio, alimentos e combustível. A ISS é um projeto no qual participam 16 países e que tem um custo estimado de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 202,6 bilhões).