Topo

Sandy provoca inundações em Miami Beach

De Miami (EUA)

29/10/2012 02h23

O furacão Sandy, que está no Atlântico à altura da Carolina do Norte, provocou hoje (29), apesar de sua distância, inundações em Miami Beach (Flórida), derivadas da combinação das ondas causadas por essa frente e a maré alta associada à lua cheia.

Este domingo (28) amanheceu com água nas ruas da turística Miami Beach e muitas delas se inundaram. Ao meio-dia tinha desaparecido grande parte de água, mas no final da tarde voltou a aparecer, o que provocou grandes retenções nos principais acessos à ilha.

"Alugamos algumas bicicletas esta manhã para passear, mas chegou um momento em que a água nas ruas tornou impossível continuar. Ao meio-dia voltamos a passar pelas mesmas regiões e grande parte da água tinha desaparecido", explicou hoje à Efe Isabel, uma advogada espanhola de 34 anos que está de visita ao local.

Alton Road, uma das principais artérias de Miami Beach, tinha esta noite áreas inteiras inundadas, o que por sua vez derivou em problemas de passagem e cortes de energia elétrica em lojas e casas.

Como em Miami Beach, em outras zonas litorâneas da Flórida se repetiram hoje cenas similares às mesmas horas, entre elas Hollywood Beach, Palm Beach e Fort Lauderdale, enquanto durante o dia todo ainda foram registrados intensos ventos e baixas temperaturas por causa do efeito do Sandy, que passou à altura de Miami na quinta-feira passada.

As autoridades locais preveem que nesta segunda-feira no começo da manhã, quando subir a maré, voltem a acontecer inundações e problemas de tráfego, por isso pedem às pessoas que planjem seus deslocamentos com tempo suficiente.