Topo

Astronautas americanos na Estação Espacial Internacional já votaram, diz Nasa

Sunita Williams e Kevins Ford, astronautas americanos que estão na ISS, deram seus votos antecipados quando estavam na Rússia, antes de viajarem ao espaço - Nasa
Sunita Williams e Kevins Ford, astronautas americanos que estão na ISS, deram seus votos antecipados quando estavam na Rússia, antes de viajarem ao espaço Imagem: Nasa

Em Washington

06/11/2012 16h38

Os astronautas americanos Sunita Williams e Kevin Ford, tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), votaram antecipadamente nas eleições presidenciais dos EUA, que acontecem nesta terça-feira (6), segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

Sunita Williams, comandante da tripulação na ISS, e o especialista Kevin Ford votaram na Rússia, onde fizeram os treinamentos finais antes de viajar para o espaço: ela votou ainda em julho, enquanto ele votou no mês passado. A ISS é um complexo que está em órbita há 12 anos, a 390 quilômetros de distância da Terra.

O porta-voz da Nasa no Centro Espacial Johnson, Jay Bolden, também ressaltou que os astronautas têm a opção de enviar seu voto ao controle da missão. "É um voto seguro, que depois é enviado diretamente às autoridades eleitorais", acrescentou Bolden. Mas, segundo a Nasa, poucos astronautas precisaram votar direto do espaço nas eleições dos Estados Unidos.

Uma lei promulgada em 1997 no Texas (EUA), onde fica o Centro Espacial Johnson de controle de missões da ISS, autorizou o voto dos astronautas que estão no espaço. Esse é o caso de David Wolf, que emitiu seu voto enquanto estava na estação espacial russa Mir, e Michael Fincke, que votou na eleição presidencial de 2008. 

 
Eleições nos EUA
 
Os americanos decidem hoje se reelegem por mais quatro anos o atual presidente, o democrata Barack Obama, ou se entregam a administração do país ao seu oponente republicano, o ex-governador e empresário Mitt Romney.
 
Os eleitores também renovam, no pleito, todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, um terço das cem vagas que compõem o Senado, e ainda escolhem os governadores de 11 Estados e de dois territórios livres associados (Porto Rico e Samoa).