Topo

Consórcio europeu adia lançamento de foguete com satélite brasileiro e europeu

Em Paris

09/11/2012 17h59

O consórcio Arianespace anunciou nesta sexta-feira (9) que atrasará o lançamento do foguete Ariane-5, programado para noite de hoje, que carrega dois satélite de comunicações, um brasileiro e outro europeu. Uma nova tentativa do lançamento será feita na noite de sábado para domingo.

Segundo nota do consórcio aeroespacial europeu, o adiamento de 24 horas se deve "às condições meteorológicas desfavoráveis" no Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, base de decolagem da nave.

Em seu interior, O foguete transporta o Star One C3, satélite brasileiro fabricado pela empresa americana Orbital Sciences. Com uma massa de 3,2 toneladas, 16 repetidores de banda Ku e 28 de banda C, o instrumento vai oferecer cobertura de telecomunicações ao Brasil e a região andina, ou seja, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador. O novo satélite substituirá o Brasilsat B3 pelos próximos 16 anos.

Além disso, a nave vai levar o Eutelsat 21B, um satélite europeu de cerca de cinco toneladas fabricado pela Thales Alenia Space. Ele tem 40 repetidores de banda Ku que oferecerá serviços de transmissão de dados, vídeo e serviços governamentais para a Europa, o norte da África, o Oriente Médio e a Ásia Central durante 15 anos.

O lançamento do Ariane-5 será o sexto do ano do consórcio espacial europeu e, se acontecer, será a 50ª decolagem com sucesso da nave.