Topo

Dados errados do século 19 criaram 'ilha fantasma' no Pacífico Sul

Os mapas apontam que a ilha fantasma fica no mar de Coral, no meio do caminho entre Austrália e o território francês da Nova Caledônia - Reprodução/Google
Os mapas apontam que a ilha fantasma fica no mar de Coral, no meio do caminho entre Austrália e o território francês da Nova Caledônia Imagem: Reprodução/Google

03/12/2012 12h11

Um pesquisador neozelandês assegurou nesta segunda-feira (3) que o mistério da "ilha fantasma" no Pacífico sul - que aparece nos maiores atlas do mundo, mas não está no lugar indicado - deve-se a um erro nos dados coletados por um baleeiro em 1876.

A ilha apontada no atlas digital do Google Earth é chamada de Sandy Island e é localizada no mar de Coral, no meio do caminho entre Austrália e o território francês da Nova Caledônia. O Times Atlas of the World, um dos atlas de referência, chama a ilha de Sable Island.

Mapas marítimos também destacam sua existência, mas uma equipe de cientistas australianos que fez uma expedição de 25 dias à procura do pedaço de terra não o encontrou no lugar informado pelos mapas e cartas náuticas.

Shaun Higgins, um pesquisador do museu de Auckland, na Nova Zelândia, ficou intrigado pela história e foi investigar nos arquivos.

"A ilha foi mencionada pelo baleeiro Velocity", declarou à rádio ABC. O capitão do barco mencionou uma série de "quebra-mares" e algumas "ilhotas de areia".

"Suponho que, na época, eles notificaram um risco. Podem ter encontrado um recife em formação pensando que era um recife já formado. Existem várias possibilidades", completou. "O que temos é um ponto no mapa, anotado na época e que desde então vem sendo repetido."

O caso da ilha fantasma começou um debate intenso na internet. No portal Above Top Secret, um internauta assegura que, de acordo com o serviços hidrográficos franceses, o ponto deveria ter sido retirado dos mapas em 1979.