Topo

Pyongyang considera lançamento de foguete "um sucesso"

12/12/2012 01h07

Seul, 12 dez (EFE).- A Coreia do Norte qualificou como "um sucesso" o lançamento do foguete de longo alcance Unha-3, realizado nesta quarta-feira desde a base de Donchang-ri e supostamente destinado a pôr em órbita um satélite científico, segundo informou a imprensa estatal norte-coreana.

O satélite meteorológico e de observação Kwangmyonsong-3 ("Estrela brilhante-3") "foi posto em órbita", indicou a agência de notícias estatal "KCNA" através de um breve comunicado emitido aproximadamente uma hora e meia depois do lançamento do foguete.

O Governo da Coreia do Sul trabalha agora para confirmar se o lançamento ocorreu mesmo com sucesso, mas já sabe que as duas primeiras fases do projétil caíram de acordo com a trajetória planejada pelo regime comunista.

Por enquanto, Seul tenta detectar o paradeiro da terceira fase do foguete, que segundo fontes japonesas deveria ter caído em águas do leste das Filipinas por volta das 10h05 locais (23h05 de Brasília), caso a trajetória fosse observada com sucesso, o que ainda não foi confirmado.

O míssil de longo alcance passou ao oeste de Okinawa e desapareceu dos radares situados ao sul dessa região, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa, Kim Min-seok.

O lançamento do Unha-3 é o segundo realizado este ano pela Coreia do Norte e também o segundo sob a liderança do jovem Kim Jong-un, após uma primeira tentativa fracassada em abril.