Topo

Pyongyang celebra êxito de sua aventura espacial com grande evento

14/12/2012 06h28

A Coreia do Norte organizou nesta sexta-feira um grande evento na Praça Kim Il-sung, em Pyongyang, para celebrar o sucesso do país em colocar um satélite em órbita, informou a agência estatal "KCNA".

Milhares de cidadãos e militares se concentraram na principal praça da capital para aplaudir os discursos de altas autoridades do Partido dos Trabalhadores, do Estado e do Exército e louvar seus líderes, em um país caracterizado pelo extremo culto à personalidade de seus dirigentes.

Apesar das baixas temperaturas, a gigantesca praça estava lotada e enfeitada com cartazes vermelhos de vários metros que expunham seu apoio aos líderes e celebravam o êxito do lançamento do Kwangmyongsong-3 ("Estrela brilhante-3").


A KCNA citou representantes de diversos segmentos do país ao afirmar que a conquista espacial "é um presente da lealdade do partido, do Exército e do povo da Coreia do Norte ao líder Kim Jong-il", cuja morte se completará um ano na próxima segunda-feira.

A agência também indicou que "possuir dissuasão nuclear, um foguete portador e um satélite em funcionamento servirão para construir um país socialista próspero e poderoso" em uma Coreia reunificada.

"Não há força na Terra que possa questionar a decisão independente do Songun (política consistente em dar prioridade ao Exército) da Coreia com base em uma poderosa garantia militar", acrescentou.

No entanto, o regime norte-coreano insistiu que o lançamento do satélite Kwangmyongsong-3 tem fins exclusivamente pacíficos, em mais uma tentativa de rebater as críticas da comunidade internacional.

Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e vários outros países consideram que o lançamento do foguete de longo alcance Unha-3, que levava o satélite, encobre um teste de mísseis balísticos que violaria duas resoluções da ONU.