Topo

China inaugurará 4º centro de lançamento espacial em 2015

03/03/2013 04h13

Pequim, 3 mar (EFE).- O quarto centro de lançamento espacial da China, situado na província de Hainan, no sul do país, estará pronto para operar daqui a dois anos, informou nesta terça-feira a agência oficial "Xinhua".

Segundo o projetista chefe do programa espacial tripulado da China, Zhou Jianping, essas instalações - em construção desde 2009 - servirão para lançar ao espaço os foguetes portadores Longa Marcha-VII e Longa Marcha-V, que ainda estão em desenvolvimento.

O centro de Hainan será o de mais baixa latitude da China e terá a capacidade de realizar entre 10 e 12 lançamentos anuais.

Atualmente, o gigante asiático possui três bases de lançamento espacial, tendo a de Jiuquan como a principal. Situada na província noroeste de Gansu, a base tem capacidade de lançamento de missões tripuladas.

As outras são: as de Taiyuan, (na província de Shanxi) para o envio de satélites em órbitas meias e baixas, e de Xichang (na província de Sichuan), para lançamentos a órbitas geoestacionárias.

Segundo a "xinhua", os três centros já realizaram mais de 100 operações. No entanto, as bases estão situadas em planaltos ou em regiões montanhosas com pouco desenvolvimento comercial, o que gera certa dificuldade para o transporte e comunicações, inconvenientes que serão solucionados nesta nova localização.

Além disso, devido sua melhor localização, espera-se que os foguetes lançados da base de Hainan consumam menos combustível para entrar em órbita.