Topo

Com 3 tripulantes a bordo, nave russa Soyuz TMA-07M pousa no Cazaquistão

14/05/2013 01h16

Moscou, 14 mai (EFE).- Com três tripulantes a bordo, o módulo de pouso da nave russa Soyuz TMA-07M aterrissou nesta terça-feira sem contratempos no Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.

A cápsula, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS) o cosmonauta russo Roman Romanenko, o canadense Chris Hadfield e o americano Thomas Marshburn, tocou em terra às 02h31 locais.

A aterrissagem, que foi acompanhada por 12 helicópteros e três aviões, ocorreu na zona prevista, a cerca de 150 quilômetros da cidade de Dzhezkazgan.

A televisão russa exibiu imagens da aterrissagem da cápsula retransmitidas ao vivo desde o CCVE, situado nos arredores de Moscou.

"A tripulação suportou perfeitamente a aterrissagem. Os cosmonautas estão bem e animados", anunciou os alto-falantes da sala principal do CCVE, segundo a agência oficial russa "RIA Novosti".

Os tripulantes da Soyuz TMA-07M retornaram à Terra após cumprir uma missão espacial de 142 dias, na qual, além de realizar um vasto programa de experimentos científicos, receberam dois cargueiros espaciais, o russo Progress e o americano Dragon.

Durante sua estadia na plataforma orbital, Romanenko e Marshburn chegaram a realizar as chamadas "caminhadas" espaciais: o primeiro para contemplar o plano de voo e o outro, de maneira imprevista, para reparar um vazamento de amoníaco.

O retorno à Terra da Soyuz, desde seu desacoplamento da ISS até o módulo de pouso tocar nas estepes cazaques, teve uma duração de aproximadamente três horas e meia.

Na plataforma orbital ainda ficaram três tripulantes: os russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin e o americano Chris Cassidy.

No final do mês, outros três astronautas devem chegar à ISS: o russo Fiôdor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano e a americana Karen Nyberg, que voarão a bordo da Soyuz TMA-09M, cuja decolagem está programada para o próximo dia 29.

Depois que as naves americanas foram retiradas de serviço, a naves russas Soyuz são os únicos veículos que são usados no revezamento das tripulações da ISS.