Topo

Pais do Bóson de Higgs e Cern levam Prêmio do Príncipe das Astúrias

Em Oviedo (Espanha)

29/05/2013 12h05

O britânico Peter Higgs e o belga François Englert, pais do Bóson de Higgs, e o Centro Europeu de Física de Partículas (conhecido pela sigla Cern) ganharam nesta quarta-feira (29) o Prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica.

Junto com o físico belga Robert Brout, falecido em 2011, os físicos previram em 1964, ao mesmo tempo e de maneira independente, a existência da chamada "partícula de Deus".

Quase 50 anos depois, a equipe do Cern anunciou em julho do ano passado a confirmação experimental da existência da partícula.

"O descobrimento do Bóson de Higgs constitui um exemplo emblemático de como a Europa liderou um esforço coletivo para resolver um dos enigmas mais profundos da física", disse o júri ao anunciar sua decisão na cidade de Oviedo, na Espanha.

O júri ressaltou que "os trabalhos pioneiros" de Higgs e de Englert e Brout estabeleceram a base teórica da existência do Bóson de Higgs, a partícula que "completa o modelo padrão [da física], que descreve os componentes fundamentais da natureza, e é responsável que certas partículas elementares possuam massa".

Os jurados classificaram de "marco histórico" para toda a comunidade científica o fato da partícula ter sido identificada no ano passado pelos detectores ATLAS e CMS, do grande acelerador de partículas LHC do CERN, situado na cidade suíça de Genebra.

Este é o quarto dos oito prêmios concedidos anualmente pela Fundação Príncipe das Astúrias que já foi anunciado. O de Artes foi vencido pelo cineasta austríaco Michael Haneke; de Ciências Sociais pela socióloga holandesa Saskia Sassen; e o de Comunicação e Humanidades pela fotógrafa americano Annie Leibovitz.