Mulher estressada exala cheiro que interfere na imagem, diz estudo

Em Washington

10/10/2013 11h55

O cheiro exalado pelas mulheres quando estão estressadas afeta a forma como as outras pessoas julgam sua competência e seu grau de confiabilidade, conforme mostra um estudo inédito divulgado nesta quarta-feira (9) pela revista PLos One (Public Library of Sciences), um projeto sem fins lucrativos que tem o objetivo de criar uma biblioteca de revistas científicas.

O estudo pioneiro neste sentido foi realizado pelo Monell Chemical Senses Center para a Procter & Gamble Beauty (P&G), fabricante de diversos produtos de higiene pessoal, incluindo desodorantes, e confirma a opinião comum que o cheiro pessoal altera, significativamente, a percepção dos demais.

De acordo com o artigo, os cheiros corporais enviam mensagens sobre a conexão genética, a condição sexual e a saúde em geral. Já os produzidos em estados emocionais específicos afetam as percepções neurais e comportamentais das pessoas no entorno.

"O suor oriundo do estresse é, de todas as formas de transpiração, a que tem o pior cheiro. Pode ocorrer inesperadamente em qualquer momento do dia e, frequentemente, inicia um círculo vicioso", explicou Susan Biehle Hulette, cientista da P&G.

Há três causas do suor: o exercício, o calor e o estresse.

"O suor causado pela atividade física ou pelo calor resulta de secreções das glândulas sudoríparas écrinas. No entanto, o causado pelo estresse é produzido pelas écrinas e pelas apócrinas. Quando ele se mistura com as bactérias na pele, resulta em um mau cheiro característico ", completou.

Os pesquisadores estudaram amostras fornecidas de suor da axila de 44 mulheres, incluindo as de suor por exercício e suor por estresse - com e sem desodorante.

Após a finalização da coleta de amostras, as participantes responderam um questionário. As amostras de suor foram apresentadas a 120 avaliadores, homens e mulheres, que assistiram a vídeos das mulheres durante atividades cotidianas (no escritório, em casa e com crianças) para avaliar quão estressadas elas aparentavam estar.

Todos os avaliadores, segundo o artigo, qualificaram as mulheres com suor com desodorante como muito mais seguras de si mesmas, dignas de confiança e competentes. Por outro lado, tanto os homens como as mulheres qualificaram como "estressadas" as mulheres com suor por estresse sem desodorante.