Topo

Nave Soyuz TMA-11M, com tocha olímpica dos Jogos de Inverno, se acopla à ISS

07/11/2013 09h46

Moscou, 7 nov (EFE).- A nave russa Soyuz TMA-11M, com três tripulantes e a tocha olímpica dos Jogos de Inverno de Sochi 2014 a bordo se acoplou nesta quinta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A nave, tripulada pelo cosmonauta russo Mikhail Tyurin, pelo astronauta americano Rick Mastracchio e pelo japonês Koichi Wakata, se enganchou ao módulo científico Rassvet por volta das 8h30 (horário de Brasília), a hora prevista.

Tyurin, Mastracchio e Wakata, que cumprirão uma missão de 190 dias na ISS, levam para a plataforma orbital uma tocha olímpica idêntica a usada nos revezamentos para transportar o fogo olímpico para Sochi, cidade russa que acolherá os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Em um revezamento simbólico, a tocha sairá para o espaço exterior no próximo sábado durante a caminhada que os cosmonautas Oleg Kotov e Sergei Riazanski vão fazer no casco da ISS.

A tocha, que não será acesa durante sua permanência na ISS nem durante a caminhada espacial, voltará à Terra na próxima segunda-feira a bordo da nave Soyuz TMA-9M que trará de volta Fiodor Yurchikhin, Karen Nyberg e Luca Parmitano, três dos astronautas que formam a atual tripulação da Estação Espacial e que serão substituídos pelos recém chegados.

Segundo o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, a pira de Sochi será aceso precisamente com a tocha que hoje chegou à ISS.

A manobra de acoplamento da nave Soyuz TMA-11M aconteceu em regime automático, informou o CCVE, que disse que a escotilha será aberta dentro de um par de horas, depois de comprovado o hermetismo da união.

Os recém chegados serão recebidos na plataforma orbital pelos seis tripulantes atuais: os russos Yurchikhin, Kotov e Riazanski, os americanos Nyberg e Michael Hopkins, e o italiano Parmitano.