Topo

Irã assegura que mandou mais um macaco ao espaço que retornou com vida

14/12/2013 09h25

Teerã, 14 dez (EFE).- A República Islâmica do Irã anunciou neste sábado que conseguiu enviar um segundo macaco ao espaço, que retornou com vida à Terra após um curto voo, informou a agência nacional iraniana "Irna".

O macaco, de nome Fargam, viajou no foguete Research Kavoshgar, que realizou um voo de 15 minutos e alcançou uma altitude de 120 quilômetros, após o que retornou à terra são e salvo.

Durante o voo, os cientistas iranianos mediram os sinais vitais do animal e outras variáveis com as quais tentam ampliar seus conhecimentos no campo espacial.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, felicitou os cientistas participantes do projeto pelo êxito do lançamento e aterrissagem do foguete, informou a cadeia de notícias iraniana "IRINN".

No último mês de janeiro, o Irã anunciou que tinha lançado pela primeira vez ao espaço um foguete com um símio a bordo, qualificou a missão de "êxito" e assegurou que, após cumprir os períodos previstos e alcançar a velocidade, aceleração e a altura desejadas, o foguete retornou à terra com o macaco imune.