Topo

Queda de meteorito no Marrocos provoca corrida de "caçadores"

19/07/2014 10h11

Rabat, 19 jul (EFE).- Um suposto meteorito que caiu na quarta-feira passada no sudeste do Marrocos tem atraído centenas de pessoas a região de Tata, para tentar obter fragmentos que possam ser vendidos posteriormente.

A identificação do fragmento está praticamente confirmada por analistas do Clube de Astronomia da Universidade Ibn Zhor, de Aghadir, informou neste sábado o jornal "Le Matin", que lembra serem frequentes os impactos de meteoritos no país.

A ocorrência aconteceu na região conhecida como Fum Lahcen, na zona desértica no sul de Tata, muito perto da fronteira com a Argélia.

A queda aconteceu na noite de quarta-feira. Aldeões relataram terem avistado uma bola de cor entre azul e laranja, que pouco antes de se chocar contra o solo, se transformou em vermelha. O impacto provocou um leve movimento sísmico e tremores puderam ser sentidos a 80 quilômetros do local.

"Pouco depois da queda, centenas de pessoas chegaram ao local em busca de fragmentos espalhados após o choque", aponta o jornal.

O "Le Matin" revela ainda que nômades e "caçadores de meteoritos" acharam até 3 quilos de fragmentos.

Aparentemente, a população local não desconhece que o valor de mercado de pedaços do meteorito, que em alguns casos é superior ao do ouro.

Um pedaço de 22 gramas chegou as mãos dos pesquisadores do Clube de Astronomia de Aghadir, que apontou se tratar de um meteorito basáltico, proveniente da cintura de asteroides Vesta, entre Marte e Júpiter.

Abderrahman Ibhi, presidente da entidade, não descarta que o meteorito pssa ser um fragmento do próprio planeta Marte, e poderia ser considerado um artigo "muito raro".