Topo

Acidente com nave da Virgin Galactic mata 1 e deixa ferido em estado grave

31/10/2014 17h53

San Francisco, 31 out (EFE).- Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente ocorrido nesta sexta-feira com uma nave espacial SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, durante um voo de teste em Mojave (Califórnia), informou a Patrulha de Estradas da Califórnia.

A nave tinha capacidade para seis passageiros e dois pilotos, cada um equipado com paraquedas.

"Durante o teste, o veículo sofreu uma séria anomalia que se traduziu na perda da SpaceShipTwo", disse a Virgin Galactic em mensagem no Twitter.

A empresa disse estar em estreita colaboração com as "autoridades relevantes" para determinar a causa do acidente.

A rede de televisão "NBC" informou que testemunhas contaram ter visto pelo menos um paraquedista perto da estação espacial em Mojave da qual o lançamento foi realizado.

O fotógrafo Ken Brown, que cobriu o lançamento, afirmou à "NBC" que viu uma explosão e presenciou os destroços da aeronave se espalharem em uma área desértica.

Antes da decolagem, o veículo espacial ficou hoje mais de três horas na pista à espera de uma equipe de solo determinar se as condições eram ideais para o voo.

Os engenheiros que supervisionavam as condições durante a manhã na base de Mogave deram sinal verde ao lançamento às 9h19 locais (14h19 de Brasília).

Voos como o de hoje são preparativos para viagens suborbitais aos limites do espaço. A Virgin Galactic esperava que a primeira viagem da nave a mais de 100 quilômetros de altitude fosse realizada no final deste ano se os voos de teste fossem satisfatórios.

O fundador da companhia, o multimilionário britânico Richard Branson, esperava participar do primeiro voo comercial no ano que vem.