Topo

Comissão Europeia destaca "imenso passo" por pouso de módulo em cometa

13/11/2014 14h15

Bruxelas, 13 nov (EFE).- A Comissão Europeia (CE) destacou nesta quinta-feira o "imenso passo" para a ciência e a exploração espacial representado pela aterrissagem do módulo Philae, da Agência Espacial Europeia (ESA) sobre a superfície de um cometa, algo inédito até então.

A comissária europeia de Mercado Interno e Indústria, Elzbieta Bienkowska, parabenizou a ESA e os países que participam da missão Rosetta após a bem-sucedido aterrissagem de seu módulo, realizada ontem, e considerou que a missão "ajudará a compreender melhor a estrutura de nosso Sistema Solar".

"Já começou a proporcionar dados de valor incalculável para nossos cientistas para explorar no futuro. Estamos esperando mais detalhes da ESA sobre o estado da situação e os próximos passos do módulo de aterrissagem Philae", acrescentou.

O módulo da ESA pousou sem problemas sobre a superfície gelada do cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, sete horas após ter se separado da sonda mãe Rosetta.

Bienkowska disse que a União Europeia "dá a maior importância" à ciência e ao espaço, e considerou que esta estabelece as bases para futuras atividades no espaço que terão "benefícios concretos" para os cidadãos.

"A exploração espacial é um motor para a inovação e a criação de sinergias entre os setores espaciais e não espaciais que gerem benefícios aos cidadãos", insistiu.

Para chegar até o cometa, a sonda Rosetta realizou uma longa viagem de dez anos através do Sistema Solar, que começou em 2 de março de 2004 e a levou a percorrer 6,4 bilhões de quilômetros até chegar ao entorno do cometa no dia 6 de agosto.

A Rosetta, que leva a bordo 11 experiências científicas, também se encontrou com o asteroide Steins no início de agosto de 2008 e com o asteroide Lutetia em julho de 2010.

A missão vai a acompanhar o cometa até o final do próximo ano e, durante esse tempo, obterá 80% dos dados científicos, enquanto o módulo de aterrissagem Philae cobrirá os 20% restantes.